Nascido para Matar (Full Metal Jacket, 1987)

Posted On Julho 3, 2009

Filed under Review de Filmes

Comments Dropped leave a response

By Predarasta…

Nascido para Matar é sem duvida um dos melhores filmes de guerra feitos até hoje, sendo comparado com clássicos como Apocalypse Now. O filme é dirigido pelo mestre, gênio, visionário Stanley Kubrick, autor de obras-primas do cinema como 2001:Uma Odisséia no Espaço, O Iluminado, Laranja Mecânica, dentre Outros. O filme passa a idéia da loucura que é uma guerra desde a preparação dos soldados no campo de treinamento até as batalhas no front, mostrando todo o processo de tornar o soldado como uma máquina assassina, perdendo totalmente seu senso de humanidade. Isso mostra uma posição de anti-guerra que pode ser interpretada ao se ver o filme.

O filme é dividido em duas partes. Inicialmente mostra todo o treinamento de um grupo de fuzileiros navais americanos se preparando para seguir para o Vietnã, a história é narrada pelo soldado Joker, e mostra todo o massacre físico e psicológico que os jovens passam durante seu período de treinamento. O grupo é comandado pelo Sargento Hartman (R. Lee Ermey), um sádico militar que exige toda dedicação de corpo e alma à instituição. Seus insultos e gritos ,o tornaram um personagem clássico do cinema, sendo lembrado em diversos filmes. Porém, essas humilhações e excessos físicos acabam resultando em trágicos acontecimentos, assim como em uma guerra.

A segunda parte do filme acompanha Joker já no Vietnã, e mostra toda a irracionalidade que está presente no país, principalmente na relação dos soldados americanos com a população local. O filme conta ainda com uma trilha sonora de respeito, tendo músicas como “Paint It Black” dos The Rolling Stones. Os takes de câmera, os cenários, e os diálogos dos personagens tornam o filme um marco, além claro das cenas que chocam e impressionam por mostrar a realidade da guerra do Vietnã.

Uma das cenas mas marcantes do filme é de uma sniper-vietcongue que impede o avanço da tropa através de uma região com vários prédios. Aí ocorre uma das relações do filme com Metal Gear, Kojima afirma que a menina deu origem a Sniper Wolf (personagem de Metal gear Solid). Nascido para Matar é sem dúvida um filme obrigatório para quem gosta do gênero guerra, e pra quem gosta de cinema, claro! Mesmo após 20 anos, o filme ainda é recente, mostrando toda insanidade e crueldade que ocorre quando se dá início a uma guerra.

Review dos 15 Filmes! Parte (4 de 15)

Faltam 11…
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s